Direção e Intérpretes





Vanessa Macedo é coreógrafa, diretora e intérprete da Cia Fragmento de Dança, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestra em Artes pela Universidade de Campinas (2008) e doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP. Iniciou seus estudos em Dança com o Professor Edson Claro, em Natal-RN, no grupo de Dança da UFRN, depois de uma atividade de 10 anos como ginasta e técnica de Ginástica Rítmica.
Como intérprete, atuou na Gaia Cia. de Dança e na Roda Viva Cia. de Danças, ambas de Natal-RN, na Quasar Cia de Dança, de Goiânia-GO, na Cia de Danças de Diadema e na Cia Borelli de Dança, de São Paulo-SP. Em Bruxelas – Bélgica, estudou dança contemporânea com Rasmus Ölme, ex-bailarino do Wim Vandekeybus, iñaki Azpillaga, professor desta mesma cia., e Julie Bougard.
Ministrou cursos de Dança Contemporânea em divesas cidades do Brasil, trabalhando como professora e artista orientadora. Atuou como coreógrafa, além da Cia. Fragmento de Dança, para a Stacatto Cia. de Dança, de São Paulo-SP, e Domínio Cia. de Dança, de Natal-RN.



ELENCO

Ø Chico Rosa - Intérprete
Iniciou nas Artes Cênicas a partir de 2000, por meio de oficinas culturais de Diadema. No Teatro, participou de aulas com Zé Carlos de Andrade, Alberto Chagas, Priscilla Carvalho e Ricardo Gouvea. Na Dança, a partir de 2007, estudou com Ana Bottosso, Eloy Rodrigues, Milton Coatti, Renato Alves, Andrea Pivato, Claudia de Souza, Valéria Matos e Vanessa Macedo. De 2007 a 2010 atuou no grupo Danceato (Ana Bottosso), e de 2008 a 2011 atuou no grupo Art’e... (Renato Alves). Passou a integrar a Cia. Fragmento em 2011.

Ø Daniela Moraes - Intérprete
Bacharel em dança pela UNICAMP, ingressou no curso no ano de 2010. Teve aulas ministradas por Angela Nolf, Daniela Gatti, Holly Cavrell, Júlia Ziviani, Graziela Rodrigues, Marisa Lambert, Marília Vieira Soares, Jussara Miller, Robson Lourenço, Luiz Fernando Bongiovanni, Cássia Navas, entre outros. Em 2012 trabalhou com a coreógrafa italiana, Teresa Ranieri, participando das peças “Moto-Perpétuo”, “Corpus” e “Affinitá Elettive”. Em abril de 2013 passa a integrar o elenco da Cia Siameses sob a direção de Maurício de Oliveira. Permaneceu na companhia por dois anos, dançando os trabalhos “Nigredo”, “Albedo”, “Minhas Cavidades Orbitais” e “Justine”. Passou a integrar a Cia. Fragmento em 2015.

Ø Diego Hazan - Estagiário
Bailarino de dança contemporânea, integra o núcleo artístico da Cia Fragmento de Dança desde 2014 como estagiário. Fez aulas de Ballet clássico com Marcelo Pereira (Suiça) e Edson Claro pela EDTAM; Dança Contemporânea com Clebio Oliveira, Lavínia Bizzotto e Juarez Muniz pela EDTAM, e Alex Soares pelo Studio Anacã; Jazz com Edy Wilson.

Ø Flávia Tiemi - Estagiária
Bailarina de dança contemporânea, integra a Cia Fragmento de Dança desde 2014 como estagiária. Fez aulas de Contemporâneo e Improvisação na École de Danse Contemporaine de Montréal, Canada com Emmanuelle Beaudoin, Marie­Éve e Daniel Villeneuve; Curso de Criação em Grupo – Circuit Est, Canada com Marie Béland; Contato Improvisação na Fleur d'asphalte – Canadá com Marc Boivin; Balé, Canadá com Seryozha Petrosyan e Odette Lalonde; Improvisação e Dança Contemporânea na Cia Fragmento de Dança com Rodrigo Vieira e Vanessa Macedo; Balé, Jazz, Dança Contemporânea no Raça Cia de Dança com Priscila Ribeiro, Jhean Allex, Allan Marcelino, Isabella Rodrigues, Fernando Machado, João Pirahy;

Ø Iolanda Sinatra - Estagiária e Produtora Executiva
Bacharel em dança e licenciada em artes pela UNICAMP, atua como bailarina e produtora executiva de dança e música. Foi produtora executiva da Cia. Domínio Público, dirigida por Holly Cavrell, em 2013 e 2014. Faz parte de sua formação profissional em dança: curso técnico de habilitação em Dança - Bailarino para Corpo de Baile, onde teve formação no método Royal Academy of Dancing. Atuou como intérprete-criadora nos espetáculos: “Durou mais do que esperávamos” sob orientação de Angela Nolf e Patricia Noronha, “Ao vestir, vertigens” do Coletivo Invertido e “Eterno Recomeço” sob orientação de Angela Nolf. Integra a Cia Fragmento como estagiária e produtora executiva desde 2014.
Ø

ØMaitê Molnar - Assistente de Coreografia e Intérprete
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu (2007). Iniciou na dança aos 4 anos de idade, cursando Ballet e, posteriormente, Jazz e Dança Contemporânea. Profissionalmente compôs o elenco da StacattoSP.cia.Dança sob direção de Fernando Machado, trabalhando com Ivonice Satie, Anselmo Zolla, Luiz Ferron, Sandro Borelli, Vanessa Macedo, entre outros. Foi convidada para dançar no I Festival de Danza Contemporânea In Vitro, em Cuenca-Equador 2010, um espetáculo coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni. Trabalhou em projetos de arte-educação e atualmente ministra aulas de dança contemporânea. Em 2014, recebeu o Prêmio Denilton Gomes da Cooperativa Paulista de Dança, como bailarina revelação, pelo espetáculo “Aos Vencedores, As Batatas”. Integra o elenco da Cia Fragmento desde 2011.

Ø  Rafael Edgar - Intérprete
Iniciou suas atividades artísticas no Projeto Teatro Vocacional, Teve seu primeiro contato com a dança contemporânea no grupo de dança Arnaldo Coutinho indo para festivais. Começou a dançar profissionalmente em 2011 quando compôs o elenco da Cia Sansacroma. Participou da montagem do espetáculo Baderna Zona Sul dirigido por Luiz Ferron. Concluiu o curso de reeducação do movimento pela técnica de Ivaldo Bertazzo em 2012. Integra o elenco da Cia Fragmento de Dança desde 2014.

Ø  Rafael Sertori - Intérprete
RAFAEL SERTORI é dançarino, intérprete-criador, ator e artista-pesquisador. Em 2014, graduou-se em Licenciatura em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Nesse mesmo ano, ingressou no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP (PPGAC/ECA/USP). Desde o ano de 2011, integra, como artista-pesquisador, o grupo de pesquisa LAPETT-ECA/USP (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades), tendo atuado nos espetáculos “Momento(s) de Silêncio” (2011) e “Unterweg(s)” (2013), dirigidos por Sayonara Pereira. Integra o núcleo artístico da Cia. Fragmento de Dança (SP), desde o ano de 2013. Em 2012, atuou na criação e montagem da ópera “Orfeu e Eurídice”, com coreografia de Alejandro Ahmed e direção geral de Antônio Araújo